Akimoto Masatoshi, membro da Câmara Baixa do Japão, renunciou ao cargo de vice-ministro parlamentar dos Negócios Estrangeiros após uma operação judicial relacionada à suspeita de suborno.
Anteriormente, na mesma sexta-feira (4), investigadores da Promotoria Pública do Distrito de Tóquio haviam vasculhado os escritórios do legislador, que é membro do Partido Liberal Democrático, principal partido da coalizão governista.
Akimoto é suspeito de ter recebido uma grande quantia em dinheiro da Japan Wind Development, cuja sede fica em Tóquio. Acredita-se que o dinheiro esteja relacionado à geração de energia eólica em alto mar, que faz parte do plano do governo para ajudar a criar uma sociedade neutra em carbono.
Ele atuou como vice-ministro parlamentar dos Transportes, Infraestrutura e Turismo entre agosto de 2017 e outubro de 2018. Durante seu mandato, ele ajudou a criar um projeto de lei para facilitar a introdução da geração de energia eólica em alto mar. Tal lei entrou em vigor em abril de 2019.
Em agosto do ano passado ele foi nomeado vice-ministro parlamentar dos Negócios Estrangeiros.
A Japan Wind Development nega qualquer irregularidade e disse à NHK que existem várias evidências para apoiar sua alegação de que nunca subornou legisladores ou quaisquer outros servidores públicos.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação