A Nissan Motor e a Honda Motor devem chegar a uma decisão final na quinta-feira para encerrar suas negociações de integração.
As montadoras japonesas têm conversado desde dezembro passado a respeito de uma fusão sob uma controladora conjunta. No entanto, a Honda mudou recentemente sua estratégia e propôs a aquisição das ações da Nissan para torná-la uma subsidiária integral.
Esta última rejeitou a oferta e disse à primeira que encerraria as negociações.
As empresas realizarão reuniões de seus conselhos de administração na quinta-feira. Espera-se que elas decidam cancelar as conversações.
As montadoras esperavam que uma integração lhes permitisse competir melhor com fabricantes emergentes dos Estados Unidos e da China nas áreas de veículos eletrificados, desenvolvimento de software, entre outras. Contudo, elas terão que revisar suas estratégias de negócios.
A Nissan enfrenta o desafio de se recuperar em meio à piora de seu desempenho. Em novembro passado, a fabricante anunciou medidas que incluem cortar a capacidade de produção em 20% e reduzir a força de trabalho em 9.000.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação