Presidente dos EUA e premiê do Japão anunciam parceria na cúpula de Washington

O primeiro-ministro do Japão e o presidente dos Estados Unidos estão proclamando a força da sua aliança. Kishida Fumio e Joe Biden declararam que os dois países estão unidos como “parceiros globais” e convergem para uma intensificação ainda maior da cooperação mútua.

O presidente americano recebeu quarta-feira o premiê japonês para uma reunião de cúpula na Casa Branca. Os dois dirigentes têm sido forçados a lidar com conflitos globais. Eles assumiram os desafios de encontrar meios de fazer frente à Rússia, à Coreia do Norte e à China.

Biden disse a Kishida que a sua parceria é a “pedra angular” da paz, da segurança e da prosperidade. Avaliou que a aliança nipo-americana nunca foi tão forte em toda a sua história.

O premiê japonês declarou: “O Japão e os Estados Unidos estão agora na linha de frente da manutenção e do fortalecimento de uma ordem internacional livre e aberta baseada no primado do direito.”

Ambos estão determinados a fortalecer a cooperação em segurança econômica e defesa nacional, o que inclui a modernização da sua estrutura de comando para melhorar a comunicação e a coordenação.

Biden afirmou: “Discutimos hoje meios de melhorar a nossa cooperação unicamente no contexto da defesa e da prontidão. Não temos por alvo nenhuma nação em particular ou ameaça regional.”

As duas autoridades ressaltaram a importância de continuar a dialogar com a China. Biden saudou tentativas do Japão de iniciar um diálogo com a Coreia do Norte. Segundo Kishida, uma eventual reunião de cúpula entre Tóquio e Pyongyang poderia ser “benéfica” para a paz e a estabilidade na região.

O primeiro-ministro do Japão assegurou: “Devemos cumprir juntos as nossas responsabilidades para criar um mundo no qual a dignidade humana seja salvaguardada.”

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *