Detector de ondas gravitacionais do Japão reiniciará observações em maio

Cientistas no Japão afirmam que vão reiniciar, a partir de maio, suas tentativas de capturar ondas gravitacionais no universo, usando um enorme detector subterrâneo.

O telescópio KAGRA, na província de Gifu, parte central do Japão, captura as pequenas distorções no tempo e no espaço, criadas por eventos de grandes proporções, como fusões de buracos negros e estrelas de nêutrons. Pesquisadores pretendem desvendar os mistérios do universo, que incluem a maneira como vários elementos surgiram.

O projeto KAGRA, apoiado pelo governo, cujo custo é de aproximadamente 130 milhões de dólares pela atual taxa de câmbio, não conseguiu detectar as ondas por ocasião das primeiras observações realizadas em 2020.

O projeto estava para ser encerrado no final de março, mas o governo permitiu uma extensão de dois anos por causa do atraso causado pela pandemia.

O projeto é liderado pelo diretor do Instituto de Pesquisa de Raios Cósmicos da Universidade de Tóquio, Kajita Takaaki, ganhador do Prêmio Nobel de Física.

A equipe planeja detectar as ondas durante o período de observação programado de 18 meses, em colaboração com instalações no exterior que possuem experiência nesse setor.

Kajita afirma que os pesquisadores esperam conseguir um aumento de 10 vezes na sensibilidade do telescópio até o início do segundo trimestre do próximo ano.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *