Chanceler do Japão vai participar de encontro do Quad na Índia

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Hayashi Yoshimasa, vai participar, na sexta-feira, em Nova Déli, de um encontro do Diálogo de Segurança Quadrilateral (Quad), com chanceleres dos Estados Unidos, da Austrália e da Índia.

Os participantes do encontro planejam trocar pontos de vista sobre a situação na região Indo-Pacífico, em um momento em que a China vem intensificando atividades militares em coordenação com a Rússia. A expectativa é de que eles reafirmem sua oposição a quaisquer tentativas unilaterais de mudança do status quo à força.

O encontro do Quad será realizado após as negociações de chanceleres do Grupo dos Vinte, em Nova Déli. Hayashi decidiu deixar de comparecer à conferência do G20 para estar presente em deliberações do Comitê de Orçamento da Câmara Alta do Parlamento, em Tóquio. Yamada Kenji, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, substitui o chanceler japonês nas negociações do Grupo dos Vinte.

Determinados membros do governo japonês e políticos de situação e oposição são da opinião de que a ausência de Hayashi Yoshimasa terá impacto negativo sobre a diplomacia do Japão neste ano em que o país será o anfitrião da cúpula do Grupo dos Sete. Hayashi pretende aproveitar o encontro do Quad para enfatizar a necessidade de manter e fortalecer a ordem internacional antes da cúpula do G7, a se realizar em maio na cidade de Hiroshima.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *