Ministro da Agricultura do Japão renuncia após declaração polêmica sobre o arroz

O ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Eto Taku, está deixando o cargo após declarações polêmicas sobre o arroz. Ele apresentou sua renúncia ao primeiro-ministro Ishiba Shigeru na manhã desta quarta-feira (21).

No domingo, Eto afirmou que nunca havia comprado arroz pois o recebe de forma gratuita de seus apoiadores, em tamanha quantidade que poderia até vender.

Posteriormente, ele pediu desculpas pelo seu comentário, feito em um momento em que os preços do grão, que é alimento base no Japão, continuam subindo no país.

Na quarta-feira, Ishiba disse: “Eto decidiu renunciar porque, caso o alvoroço sobre sua declaração continuasse, isso afetaria a implementação de políticas agrícolas. Eu aprovei o seu pedido”.

Após apresentar seu pedido de renúncia, Eto disse a repórteres que seus comentários prejudicaram o trabalho do governo em prol da redução dos preços e da evolução da confiança entre o povo japonês.

Ele disse: “Neste momento, as pessoas estão lutando para lidar com o aumento dos preços do arroz. Em tais circunstâncias, fiz comentários extremamente inadequados para um ministro em exercício. Gostaria de oferecer minhas sinceras desculpas a todos”.

Em pronunciamento ao Parlamento na terça-feira, Ishiba disse que os comentários de Eto foram extremamente inadequados e pediu desculpas ao público, sendo ele a pessoa que nomeou o ministro.

O premiê inicialmente pretendia manter Eto no ministério, onde ele lideraria os esforços para estabilizar os preços do arroz.

Parlamentares da oposição criticaram Eto por suas declarações, exigindo sua remoção imediata do cargo.

Fonte: NHK World Japan    

Foto: Divulgação        

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *