O líder norte-coreano Kim Jong Un inspecionou um novo tipo de destróier e enfatizou a intenção de aprimorar a força naval de seu país.
A estatal Central de Televisão da Coreia do Norte informou na segunda-feira que, no dia anterior, Kim inspecionou o destróier de 5 mil toneladas, lançado em abril.
Fotos divulgadas pela emissora mostram Kim recebendo informes na ponte da embarcação e em outros pontos.
Kim disse que, a fim de defender a soberania, a segurança e os interesses do país, a Marinha deve impedir toda e qualquer provocação dos inimigos e puni-los.
Acrescentou que seu partido vai expandir e fortalecer de forma integral e célere as forças navais que protegem o núcleo do poder estatal.
Kim visitou uma exibição de equipamentos militares em Pyongyang no sábado.
Um especialista sul-coreano diz que as fotos publicadas na ocasião mostram o que parecem ser mísseis balísticos lançados por submarinos (SLBMs), entre outros armamentos. O especialista diz que a Coreia do Norte parece estar sinalizando o reforço de suas capacidades nucleares marítimas.
A Coreia do Norte deve realizar um desfile militar de grande escala em 10 de outubro para marcar o 80º aniversário da fundação do governista Partido dos Trabalhadores. Segundo observadores, Pyongyang pode então revelar suas armas mais recentes.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação

