Autoridades meteorológicas japonesas afirmam que a poderosa tempestade tropical Nanmadol se transformou, agora, em um sistema de baixa pressão sobre o Pacífico, no leste do Japão. Pelo menos duas pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas após chuvas recordes trazidas pelo Nanmadol até diversas partes do país.
Segundo a Agência de Meteorologia, o Nanmadol se tornou um sistema de baixa pressão às 9h de terça-feira, depois de atravessar as regiões oeste e nordeste do Japão. Autoridades dizem que ainda é possível que ocorram precipitações intensas e localizadas no leste e no norte do país.
Ventos muito fortes também são esperados por várias horas, sobretudo em áreas costeiras na região de Tohoku. Os mares permanecerão agitados na terça-feira, com ondas capazes de alcançar sete metros ao largo da região de Kinki, e seis metros ao largo de Hokkaido, e nas regiões de Hokuriku e Chugoku.
Fortes chuvas amoleceram o solo e causaram inchaço de rios em algumas áreas. Autoridades meteorológicas advertem os moradores a permanecerem alertas para deslizamentos de terra, inundações, fortes rajadas de vento e ondas altas.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação