O governo do Japão afirmou que um míssil da Coreia do Norte sobrevoou o país e caiu no Oceano Pacífico. As autoridades acreditam que o míssil balístico tenha sobrevoado a região nordeste do Japão antes de cair fora da zona econômica exclusiva do país.
Elas disseram que o projétil voou durante aproximadamente 20 minutos a uma distância de cerca de 4.600 quilômetros. Segundo autoridades de defesa, trata-se de uma distância recorde para um míssil norte-coreano. O projétil pode ter caído em águas a cerca de 3.200 quilômetros ao leste do Japão. Elas acreditam que trata-se de um míssil balístico de alcance intermediário.
As autoridades disseram ainda que o projétil foi lançado de uma localidade na Coreia do Norte por volta das 7h22 desta terça-feira, horário do Japão. O governo japonês emitiu um alerta por meio de um sistema de advertência de emergência que cobre todo o país. O sistema alertou as pessoas que se encontravam nas áreas de risco que buscassem abrigo em edifícios resistentes ou em locais subterrâneos. As pessoas no norte do Japão foram alertadas pela sirene do sistema. Cerca de 20 minutos após o disparo, as autoridades declararam que o míssil pode ter caído em algum ponto do Oceano Pacífico.
As autoridades não reportaram nenhum dano no Japão. Esta é a sétima vez que um míssil balístico sobrevoa o país, sendo a primeira vez em cinco anos. De acordo com o Ministério da Defesa, esta é a 23ª vez que a Coreia do Norte realiza um lançamento experimental este ano.
O primeiro-ministro japonês Kishida Fumio criticou o disparo do míssil. Ele disse: “Condenamos veementemente o lançamento como um ato ultrajante. Em resposta, instruí as autoridades a verificar possíveis danos causados pela queda de objetos, a coletar e analisar minuciosamente as informações e a cooperar com os aliados.”
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação