Os chanceleres do Japão, dos Estados Unidos e da Coréia do Sul concordaram em fortalecer laços trilaterais para lidar juntamente com questões de segurança.
O ministro do Negócios Estrangeiros do Japão, Iwaya Takeshi, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul, Cho Tae-yul, se reuniram na Alemanha. Esta foi a primeira reunião dos chanceleres desde que Donald Trump, assumiu a presidência dos Estados Unidos.
Os chanceleres concordaram que laços e cooperação mais fortes vão contribuir para a paz e prosperidade da região e do mundo.
Manifestaram forte oposição a tentativas unilaterais de mudar o status quo pela força ou coerção no Indo-Pacífico e reafirmaram a importância de manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan. Aparentemente, os comentários estariam relacionados à China.
Foram compartilhadas sérias preocupações sobre os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte e a estreita cooperação militar do país com a Rússia.
Foi concordado também o trabalho conjunto no sentido de desnuclearizar a Coreia do Norte.
Também foi discutido na reunião o aumento da cooperação no uso de energia utilizando gás natural liquefeito dos Estados Unidos.
Uma declaração conjunta emitida ao final da reunião resumiu o resultado das discussões.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação