Em meio a um aumento das tensões no Oriente Médio, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Iwaya Takeshi, instou o Irã e todas as outras partes envolvidas a exercerem moderação.
Ele conversou com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, na tarde de segunda-feira por telefone.
Iwaya expressou a séria preocupação do Japão com o atual aumento das tensões na região. O governo israelense parece estar se preparando para tomar medidas retaliatórias contra o Irã, que realizou ataques com mísseis em larga escala contra Israel em 1º de outubro.
O chanceler japonês disse que seu país exorta fortemente todas as partes envolvidas, incluindo o Irã, a exercerem moderação para evitar um maior agravamento na região.
Iwaya também pediu o apoio do Irã para garantir a segurança dos cidadãos japoneses caso a situação se deteriore, pensando na possível resposta retaliatória de Israel ao Irã.
Em resposta, Araghchi garantiu a cooperação de seu ministério para a proteção de cidadãos japoneses.
Os dois ministros também trocaram opiniões sobre o programa nuclear do Irã. Iwaya observou que é essencial que o Irã mantenha uma maior cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação

