Areia amarela de regiões desérticas da China chegou a partes do Japão. Autoridades meteorológicas esperam que nos próximos dias tempestades de areia atinjam amplas áreas do país, afetando possivelmente o tráfego e os voos.
A areia amarela se origina de regiões desérticas na China, onde fortes ventos captam grandes quantidades dela. Já as tempestades de areia são registradas com frequência durante a primavera no Japão.
Segundo a Agência de Meteorologia, areia carregada por ventos do noroeste foi observada, na manhã de quarta-feira, nas províncias de Shimane, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Yamaguchi, Tottori e Hiroshima, no oeste do Japão.
A areia amarela deve se espalhar para mais regiões no norte e no leste do país até a quinta-feira. A visibilidade será de cinco a dez quilômetros no máximo. Funcionários da Agência de Meteorologia dizem que a baixa visibilidade poderá afetar o tráfego e exortam os motoristas a tomarem precauções especiais.
O professor associado Onishi Kazunari, da Universidade Internacional São Lucas, afirma que a areia amarela é coberta de vários tipos de poluentes do ar, incluindo o pólen. Ele diz: “A areia amarela estimula a mucosa das pessoas através dos órgãos respiratórios, e afeta a saúde misturando o pólen e a poluição do ar.”
Onishi aconselha as pessoas a evitarem de se expor à areia amarela reduzindo o tempo passado ao ar livre e fechando as janelas. O especialista recomenda ainda secar roupas dentro de casa, além de trocar rapidamente de roupa ao chegar em casa.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação