Uma cerimônia memorial foi realizada na segunda-feira (18) em homenagem aos mortos em um ataque incendiário contra um estúdio japonês de animação, ocorrido há três anos.
O incêndio contra o estúdio da Kyoto Animation em 18 de julho de 2019 deixou 36 mortos e 32 feridos.
Cerca de 120 pessoas, incluindo familiares das vítimas e funcionários da empresa, participaram da cerimônia realizada no local onde costumava funcionar o estúdio.
Os participantes observaram um minuto de silêncio pouco depois das 10h30 — hora em que o ataque aconteceu. Em seguida, colocaram flores e ofereceram preces em um altar decorado com 36 girassóis.
O presidente da Kyoto Animation, Hatta Hideaki, disse em uma declaração que lamenta a perda das 36 vidas que se foram, independente do passar do tempo. Expressou esperança de que o estúdio levará o sentimento das vítimas em consideração e continuará com a criação de novos trabalhos.
Ainda não se sabe quando o suspeito de 44 anos, Aoba Shinji, será levado a julgamento.
Acredita-se que procedimentos para o início do julgamento têm progredido de maneira lenta desde que o suspeito passou por sua segunda avaliação psiquiátrica. Fontes afirmam que o julgamento pode começar, o mais cedo possível, no ano que vem.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação