Tempestade tropical severa Maria pode provocar fortes chuvas na região japonesa de Tohoku até segunda-feira

A forte tempestade tropical Maria provavelmente vai atingir a região de Tohoku, no nordeste do Japão, na segunda-feira.

Autoridades do serviço de meteorologia alertam que faixas de intensas nuvens de chuva podem se acumular nas províncias de Iwate, Miyagi e Aomori a partir da noite de domingo até o decorrer da manhã de segunda-feira.

Segundo as autoridades, as chuvas podem exceder em muito a precipitação média para todo o mês de agosto, especialmente no lado da região voltado para o Pacífico.

Como o risco de desastre pode aumentar rapidamente, as pessoas são aconselhadas a garantir a própria segurança antes que as condições da tempestade se intensifiquem.

A Agência de Meteorologia do Japão informou que a tempestade Maria está se deslocando rumo ao norte sobre águas do leste do Japão. Nuvens de chuva estão se desenvolvendo em partes da província de Iwate e outras áreas ao longo da costa do Pacífico de Tohoku.

Acredita-se que a tempestade mudará gradualmente sua rota para o oeste, podendo atingir a região de Tohoku na segunda-feira.

O norte do Japão pode ter chuvas torrenciais na segunda-feira e fortes trovoadas até terça-feira.

A precipitação pode chegar a 300 milímetros nas 24 horas até o meio-dia de segunda-feira, 200 milímetros nas 24 horas seguintes e outros 100 milímetros nas 24 horas até o meio-dia de quarta-feira.

A província de Niigata e Hokkaido também podem ser atingidas por fortes chuvas desde a segunda até a terça-feira.

Ventos fortes estão previstos para o norte do Japão, com rajadas violentas possivelmente atingindo algumas áreas até segunda-feira.

É provável que as ondas atinjam até 7 metros ao largo da costa de Tohoku até segunda-feira. O mar no entorno de Hokkaido também vai ficar agitado.

As autoridades do serviço meteorológico alertam para a possibilidade de deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, e enchentes e transbordamento de rios.

A população é aconselhada a verificar seus mapas locais para emergências e áreas de evacuação, e preparar as malas com os artigos essenciais, mantendo-se a par das informações meteorológicas mais atualizadas.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *