Segundo especialistas sismo em Kyushu não estaria relacionado a possível megaterremoto da Fossa de Nankai

A Agência de Meteorologia do Japão informa que um painel de especialistas analisou possíveis conexões entre um forte tremor ocorrido na segunda-feira (13) e um megaterremoto que se espera atingir a Fossa de Nankai, que fica no mar ao largo das regiões central a sudoeste do Japão. Posteriormente, o painel concluiu que medidas preventivas especiais não são necessárias.

Existe a previsão de que um terremoto na Fossa de Nankai possa ocorrer ao longo da fronteira da placa tectônica entre a Baía de Suruga, na província de Shizuoka, e o Mar Hyuganada, na província de Miyazaki. O Comitê de Pesquisa sobre Terremoto do governo japonês estima haver uma chance de 70% a 80% de um terremoto de magnitude 8 a 9 ocorrer dentro dos próximos 30 anos. Segundo a mais recente estimativa do governo, na pior das hipóteses, um terremoto na Fossa de Nankai poderá ceifar mais de 230 mil vidas e destruir cerca de 2 milhões de estruturas.

Ainda na noite de segunda-feira (13), a Agência de Meteorologia do Japão disse que os especialistas finalizaram a avaliação da possibilidade de um grande terremoto na Fossa de Nankai e concluíram que medidas preventivas especiais não são necessárias.

Um funcionário da agência, Tsukada Shinya, disse que este mais recente sismo não foi um fenômeno considerado como algo que tenha aumentado a possibilidade de ocorrência de um terremoto na Fossa de Nankai, em comparação à probabilidade usual. Tsukada disse que a magnitude analisada não foi maior do que aquela para a qual emitiriam, em outra ocasião, um aviso especial para que fossem tomadas precauções.

No entanto, lembrou que é importante estar ciente de que terremotos podem ocorrer a qualquer momento e que a população dever estar sempre preparada para terremotos.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *