Reeleito primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru promete reformas

Ishiba Shigeru foi reeleito primeiro-ministro do Japão em votação de segundo turno na Câmara Baixa do Parlamento. Falando depois de empossar o novo ministério, ele anunciou a jornalistas que uma força-tarefa do Partido Liberal Democrático (PLD) vai concluir, em breve, a elaboração de um plano de reforma política com o objetivo de reconquistar o apoio da população.

Em entrevista coletiva à imprensa, na noite de segunda-feira, o premiê declarou: “Em resposta aos severos resultados eleitorais, o PLD precisará renascer como uma sigla para o povo. Temos de voltar ao ponto de partida e ser uma agremiação política capaz de sentir na própria pele o sofrimento, os reveses e a indignação da população.”

Ishiba afirmou que até o fim do ano, se possível, o seu partido tomará as providências legislativas necessárias para propor uma reforma da lei de controle de financiamento político e que pedirá a cooperação de outras legendas.

O primeiro-ministro acrescentou: “Vamos continuar a governar com base na cooperação entre o PLD e o Partido Komei. E vamos buscar a compreensão do maior número possível de siglas e trabalhar com cautela e humildade para garantir a segurança e a proteção da população.”

Ishiba Shigeru ressaltou que o governo vai definir novas medidas econômicas para que os salários sejam incrementados acima da inflação.

Ele também se referiu a planos diplomáticos. Mostrou-se determinado a se encontrar o mais breve possível com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Ishiba pretende manter os laços estreitos entre Tóquio e Washington e elevar a aliança bilateral a um patamar superior.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *