O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, disse que ele quer fortalecer ainda mais os laços com o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol, trazendo uma nova era em conjunto.
Kishida fez a declaração durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira em Seul, após o término de seus compromissos durante visita oficial à Coreia do Sul. Esta foi a sua primeira viagem ao país enquanto premiê.
Durante a reunião de cúpula realizada no domingo, ele concordou com Yoon que medidas para melhorar os laços bilaterais estão de volta em ação. Os dois líderes também confirmaram que irão fortalecer a cooperação em segurança tendo em vista os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.
Após a reunião, o premiê participou de um jantar na residência oficial de Yoon. Kishida disse que ele e Yoon haviam realizado conversações importantes no jantar de domingo, e que tal fato havia ajudado a consolidar a confiança mútua.
O premiê japonês também fez menção à cúpula do G7, que terá início na semana que vem em Hiroshima.
Kishida disse que ele quer tomar proveito desta oportunidade para confirmar que as nações do Grupo dos Sete irão trabalhar em conjunto para manter sanções duras sobre a Rússia e um forte apoio à Ucrânia.
Kishida também disse estar esperançoso de que sejam realizadas discussões suficientes sobre os desafios no Indo-Pacífico, incluindo a situação no Leste da Ásia.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação