Premiê do Japão anuncia conclusão da evacuação no Sudão

O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, disse que todos os cidadãos japoneses e seus familiares que queriam sair de Cartum, a capital do Sudão, foram evacuados.

Kishida falou à imprensa na manhã de terça-feira, afirmando que outras oito pessoas haviam sido retiradas do Sudão, depois das 45 que já haviam sido transportadas para o Djibuti na segunda-feira em um avião da Força Aérea de Autodefesa do Japão.

Kishida disse que havia sido informado de que a França ajudou a evacuar as oito pessoas, incluindo funcionários da Embaixada do Japão. Ele agradeceu a França pelo apoio.

O premiê disse que a operação de evacuação foi encerrada para todos os cidadãos japoneses na capital, Cartum, incluindo funcionários da Embaixada, que manifestaram o desejo de sair do Sudão. Ele disse ainda que o governo está preparado para oferecer apoio através da comunicação com outros países, a cidadãos japoneses que quiserem sair do Sudão.

O secretário-chefe do Gabinete, Matsuno Hirokazu, disse à imprensa que ainda há um cidadão japonês na região sul do Sudão, onde a situação parece estar relativamente estável. O indivíduo teria dito que deseja deixar o país.

Também na terça-feira, o Japão fechou temporariamente sua Embaixada no Sudão em meio a uma deterioração da situação de segurança, estabelecendo uma representação no Djibuti.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *