Novo sistema de alerta de terremoto entra em operação no norte do Japão

O governo japonês iniciou, na sexta-feira, a operação de um novo sistema de alerta para possíveis megaterremotos seguindo-se a tremores de magnitude 7 ou superior, ao longo de duas fossas no Oceano Pacífico, no norte do Japão.

De acordo com o sistema, a Agência de Meteorologia do Japão irá emitir um alerta cerca de duas horas após a ocorrência de um terremoto de magnitude 7 ao longo da Fossa de Chishima ou na parte norte da Fossa do Japão. O sistema cobre 182 municipalidades nas províncias de Hokkaido, Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki e Chiba.

Após o alerta sobre o risco de tremores subsequentes, os moradores dessas áreas teriam que se preparar para evacuação imediata por aproximadamente 7 dias.

Empresas seriam solicitadas a evitar operação em locais que poderiam ser afetados por tsunami ou deslizamentos de terra.

Comunidades seriam exortadas a ajudar idosos na evacuação, e confirmar métodos de comunicação entre residentes.

O Escritório do Gabinete e a Agência de Meteorologia afirmam que um alerta não implica na ocorrência definitiva de um megaterremoto subsequente, mas significa que a possibilidade está aumentando.

Observadores citam que autoridades precisam elaborar maneiras de implementar medidas para evitar danos decorrentes de terremotos e tsunami.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *