Foi identificado como um dos oito tripulantes de uma aeronave militar americana Osprey que caiu no sudoeste do Japão um homem encontrado em águas próximas ao local do acidente e depois confirmado morto. Prosseguem esforços de busca e resgate dos demais tripulantes.
O acidente ocorreu pouco antes das 15 horas de quarta-feira, perto da ilha Yakushima, da província de Kagoshima.
Oficiais locais da Guarda Costeira do Japão informaram que a aeronave solicitou pouso de emergência ao Aeroporto de Yakushima por volta das 14h35. Segundo o Ministério da Defesa, cinco minutos depois o covertiplano Osprey desapareceria das telas de radar das Forças de Autodefesa do Japão em local próximo à ilha.
A Guarda Costeira comunicou que foi vista em águas próximas uma grande quantidade de fragmentos do que pareciam ser destroços da aeronave. O órgão explicou que as águas ao redor do local do acidente têm profundidade aproximada de 30 metros e que um sonar é utilizado nas buscas.
Foram enviados para o local seis navios de patrulha e dois aviões da Guarda Costeira, além de aeronaves e navios das Forças de Autodefesa do Japão. Helicópteros da polícia também participam das buscas.
As Forças Armadas dos Estados Unidos declararam à NHK que houve um percalço imprevisto com o Osprey enquanto a aeronave realizava uma missão de treinamento de rotina.
O Ministério da Defesa do Japão ressalta que é o primeiro acidente fatal envolvendo um Osprey no país.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação