Populares da província de Okinawa, no sudoeste do Japão, fizeram a limpeza de um monumento pela paz, em antecipação ao Dia da Memória de Okinawa, que será celebrado na terça-feira.
A província reconhece 23 de junho de 1945 como o dia em que a força militar imperial do Japão, agora extinta, encerrou os combates organizados contra a força dos Estados Unidos na Batalha de Okinawa.
A Pedra Angular da Paz está situada no Parque Memorial da Paz na cidade de Itoman, tendo sido o último local de batalha intensa. O monumento apresenta placas de pedra com inscrições dos nomes de mais de 240.000 pessoas que morreram na batalha e em outros lugares.
A cidade de Itoman organiza o evento de limpeza todos os anos, visando transmitir para gerações futuras as memórias da batalha e a importância da paz.
No sábado, mais de 140 pessoas, incluindo crianças da região, se reuniram no parque. Elas observaram um minuto de silêncio antes de iniciarem os trabalhos.
Cuidadosamente, as pessoas limparam as placas de pedra e também as áreas ao redor.
Uma mulher, na casa dos 50 anos, comentou ter sido um dia de calor escaldante, mas imaginou que deve ter sido muito mais quente e ainda mais degradante durante a guerra. Ela mencionou ter descoberto que, entre os mortos, há muitos de fora de Okinawa, sendo assim, ela optou este ano por começar a limpar as seções onde estão as inscrições dos nomes dessas vítimas.
Um estudante da quinta série do ensino fundamental comentou ter tentado limpar delicadamente as áreas onde os nomes das pessoas são escritos.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação

