Os líderes de Japão e Coreia do Sul dividiram sérias preocupações sobre as atividades militares da Coreia do Norte e concordaram em continuar trabalhando juntos de maneira bilateral e trilateral, com os Estados Unidos.
No sábado (16), o primeiro-ministro japonês Ishiba Shigeru e o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol se reuniram na capital peruana, Lima, paralelamente ao fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico. Eles conversaram por cerca de 50 minutos.
No início da reunião, Ishiba disse esperar que, junto a Yoon, possa consolidar ainda mais as relações entre Japão e Coreia do Sul, visto que os dois países alcançarão a marca de 60 anos desde a normalização dos laços diplomáticos no próximo ano.
O primeiro-ministro também enfatizou a importância de continuar o fortalecimento das parcerias de Tóquio com Seul, junto com Washington, tendo em vista um contexto complicado de segurança, o que inclui as atividades recentes da Coreia do Norte.
Yoon disse que a cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte está aumentando as tensões em nível regional e global.
Acrescentou que as conversas com Ishiba foram muito significativas, em um momento em que a estreita parceria entre Seul e Tóquio ganha cada vez mais importância.
Durante a reunião, os dois líderes expressaram sérias preocupações com o avanço do desenvolvimento nuclear e de mísseis norte-coreano, além do aprofundamento dos laços militares do país com Moscou.
Ishiba e Yoon concordaram em promover ainda mais as relações bilaterais sob os seus governos, tendo em frente o 60º aniversário dos laços diplomáticos a ser comemorado próximo ano.
Os líderes reafirmaram o compromisso dos dois países em fomentar suas relações de forma abrangente nos âmbitos da política, segurança, economia, cultura e outros.
Fonte: Correio Braziliense
Foto: Divulgação