O primeiro-ministro do Japão diz que está na expectativa de haver um nível mais elevado de cooperação em segurança e defesa com o Reino Unido agora que os dois países firmaram um novo documento bilateral.
Kishida Fumio concedeu entrevista coletiva à imprensa quarta-feira, em Londres, após encontro com o premiê britânico, Rishi Sunak. Ambos assinaram o Acordo de Acesso Recíproco entre Japão e Reino Unido. O pacto vai facilitar a realização de exercícios conjuntos e outras operações entre as Forças de Autodefesa japonesas e as Forças Armadas britânicas.
O premiê japonês afirmou que o Reino Unido é um dos mais importantes parceiros europeus na área de segurança. Diante de jornalistas, Kishida disse esperar que a assinatura do importante documento pelos dois países também venha a promover esforços para a concretização de um Indo-Pacífico livre e aberto.
O escritório do primeiro-ministro britânico divulgou nota após o encontro de quarta-feira. Segundo a mensagem, com a assinatura do acordo, os dois premiês compartilharam a visão de que “colaboração em defesa e segurança beneficiará não apenas o Japão e o Reino Unido, como também a estabilidade global em sentido mais amplo”.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação