O governo do Japão está se preparando para realizar negociações com os Estados Unidos a respeito das medidas tarifárias.
Autoridades do governo estão conduzindo análises, especulando que a recente reviravolta do governo do presidente Donald Trump sobre as tarifas impostas a equipamentos eletrônicos pode ter sido motivada por reações do público, bem como pelas tendências do mercado.
Akazawa Ryosei, ministro da Revitalização Econômica do Japão, é o responsável pelas negociações tarifárias. Ele planeja ir aos Estados Unidos na quarta-feira, 16 de abril, para iniciar as conversações.
Na segunda-feira, o primeiro-ministro Ishiba Shigeru observou que as pessoas tendem a falhar caso se apressem demais. Ishiba disse que fazer concessões meramente com o propósito de concluir as negociações não é uma boa ideia. Acrescentou que o governo vai se preparar para as próximas discussões, conduzindo uma análise detalhada ao máximo possível.
No mesmo dia, Ishiba trocou opiniões por telefone com o primeiro-ministro de Singapura, Lawrence Wong, sobre questões como o impacto das medidas tarifárias dos Estados Unidos na economia global. Ishiba também discutiu o assunto, na semana passada, em conversas telefônicas com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
O governo japonês acredita que, mesmo que os países negociem questões tarifárias separadamente com os Estados Unidos, é benéfico para o Japão trabalhar em estreita colaboração com outras nações que compartilham valores como o de livre comércio. O governo planeja organizar mais ocasiões para que Ishiba e outros ministros troquem opiniões com seus colegas de outros países.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação