Japoneses marcam nesta terça-feira os 78 anos desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em 15 de agosto de 1945, uma declaração do imperador Showa foi transmitida por rádio, anunciando a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.
Cerca de 1.800 pessoas participaram da cerimônia comemorativa anual do governo em Tóquio, incluindo familiares dos mortos de guerra. Como as medidas de prevenção do coronavírus foram afrouxadas, houve uma multidão maior neste ano, mas alguns tiveram que cancelar devido à forte tempestade tropical que está atingindo o oeste do país.
Os mortos de guerra foram homenageados com um momento de silêncio ao meio-dia. Cerca de 2,3 milhões de soldados e outros membros do Exército Imperial Japonês além de 800 mil civis morreram durante a guerra.
O imperador Naruhito e a imperatriz Masako participaram da cerimônia.
O imperador Naruhito disse: “Relembrando o longo período de paz do pós-guerra, refletindo sobre nosso passado e tendo em mente os sentimentos de profundo remorso, espero sinceramente que a devastação da guerra nunca mais se repita. Junto com todo o nosso povo, agora presto minha sincera homenagem a todos aqueles que perderam suas vidas na guerra, tanto nos campos de batalha como em outros lugares, e oro pela paz mundial e pelo desenvolvimento contínuo de nosso país.”
O primeiro-ministro Kishida Fumio reiterou a promessa do Japão de nunca mais repetir a devastação da guerra. Ele disse que a pressão pela paz continuará. Kishida disse: “O Japão está determinado a trabalhar com a comunidade internacional e fazer o possível para resolver os vários desafios que o mundo enfrenta”.
Cerca de três quartos dos familiares de mortos de guerra que compareceram à cerimônia têm mais de 70 anos.
O pai de Yokota Teruo morreu em batalha, e ele usou parte de seu discurso para chamar a atenção a outro conflito. Yokota disse: “A invasão da Ucrânia pela Rússia é ultrajante. A devastação nos lembra da guerra passada. O Japão pode desempenhar um papel significativo no sentido de alcançar a paz na situação atual.”
Durante todo o dia, em todo o Japão, eventos estão sendo realizados para lembrar vidas perdidas na guerra e refletir sobre a paz.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação