Japão e China realizam primeiro diálogo bilateral sobre segurança em 4 anos

Japão e China realizaram o primeiro diálogo bilateral no setor de segurança em cerca de quatro anos.

Autoridades de alto escalão de Relações Exteriores e Defesa de ambos os países se encontraram na quarta-feira (22), em Tóquio. O vice-ministro sênior dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yamada Shigeo, afirmou que as relações sino-japonesas enfrentam desafios e preocupações.

Ele mencionou a situação no Mar da China Oriental, incluindo as Ilhas Senkaku, na província de Okinawa. Yamada também falou sobre as crescentes atividades militares chinesas ao redor do Japão em coordenação com a Rússia. Ressaltou, também, que o Japão tem forte suspeita de que balões usados pela China para espionagem teriam entrado no espaço aéreo do país.

O Japão controla as Ilhas Senkaku. China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês sustenta que não há questão de soberania a ser resolvida em relação às ilhas.

Yamada prosseguiu ressaltando a importância da continuidade do diálogo bilateral. Disse haver um entendimento comum entre os líderes dos dois países sobre a necessidade de estabelecer relações bilaterais construtivas e estáveis.

O vice-chanceler chinês Sun Weidong respondeu que os líderes dos dois países reconhecem que não devem ser uma ameaça entre si.

Sun tocou na questão de documentos de segurança adotados pelo Japão no ano passado. Disse que a China vê com grave preocupação o que chamou de movimentação negativa do Japão a respeito da questão de Taiwan.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *