O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Hayashi Yoshimasa, diz que seu país está disposto a ajudar nações emergentes e em desenvolvimento, conhecidas coletivamente como o Sul Global, a combater as mudanças climáticas.
No sábado, Hayashi acompanhou embaixadores de nove países numa visita a um parque eólico ao largo da costa da província de Akita, no norte do Japão. Entre os participantes encontravam-se emissários da Índia, África do Sul e México.
Dois parques eólicos em Akita deram início a operações comerciais. Um representante da operadora dos parques disse que, juntos, eles podem gerar eletricidade suficiente para abastecer mais de 130.000 residências comuns.
Depois da visita, Hayashi falou à imprensa. Ele se referiu à mudança climática como uma “crise climática” que é um desafio para toda a humanidade, e que os países precisam tentar alcançar os mesmos objetivos usando uma variedade de tecnologias e fontes de energia.
O ministro disse que o Japão quer ajudar o Sul Global e outras nações a fazerem a transição para outras formas de energia de uma maneira que não prejudique suas economias.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação