Um importante porta-voz do governo disse que o Japão exortará a Rússia a retomar o programa de intercâmbio que permite que cidadãos japoneses visitem os túmulos de seus ancestrais nas ilhas controladas pela Rússia.
A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês afirma que as ilhas foram ocupadas ilegalmente depois da Segunda Guerra Mundial.
As visitas anuais a túmulos e outros programas de intercâmbio relacionados às ilhas estão suspensos desde que a Rússia iniciou a invasão à Ucrânia, no ano passado. Este ano, ex-residentes e seus familiares devem partir de navio, na segunda-feira, para realizar a primeira de uma série de cerimônias no mar em homenagem a seus ancestrais.
Na sexta-feira, o secretário-chefe do gabinete, Matsuno Hirokazu, disse, em uma entrevista à imprensa, que o governo está entrando em contato com a Rússia por meio de canais diplomáticos, mas não recebeu nenhuma resposta positiva até o momento sobre o reinício das visitas aos túmulos.
Matsuno disse que o governo continua determinado a atender aos desejos dos idosos que moravam nas ilhas. Ele disse que a retomada dos programas de intercâmbio é uma das questões prioritárias a serem resolvidas entre o Japão e a Rússia.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação