Ishiba e Trump concordam em fortalecer laços bilaterais em segurança e economia

O premiê japonês, Ishiba Shigeru, e o presidente americano, Donald Trump, se reuniram para realizar a primeira cúpula. Os dois líderes concordaram em aprimorar as capacidades de dissuasão e reação para concretizar uma região Indo-Pacífico livre e aberta.

A declaração conjunta realçou a sensação de crise sentida por ambos os governos em relação às atitudes chinesas.

“Confirmamos que vamos trabalhar em conjunto para aprimorar as capacidades de dissuasão e reação da aliança e lidar com questões regionais”, declarou Ishiba.

“O premiê e eu vamos juntos trabalhar para manter a paz e a segurança. E também digo paz por demonstração de força e em todo o Indo-Pacífico”, afirmou Trump.

Ishiba e Trump também mencionaram que vão fortalecer a cooperação com outros países através de estruturas internacionais, como o Diálogo de Segurança Quadrilateral, conhecido como Quad. Japão e Estados Unidos são membros do grupo, em conjunto com Austrália e Índia.

Em relação às atitudes chinesas, Ishiba comentou que os dois líderes confirmaram que o Artigo Cinco do Tratado de Segurança Japão-Estados Unidos será aplicado às Ilhas Senkaku, na província de Okinawa. O artigo estipula as obrigações de defesa do governo americano.

O Japão controla as ilhas. China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês sustenta que não há questão de soberania a ser resolvida em relação às ilhas.

Ishiba e Trump também reafirmaram a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan.

No tocante ao panorama da economia, e aparentemente tendo a China em mente, os dois líderes também confirmaram que vão trabalhar para combater a coerção econômica e fortalecer as cadeias de suprimentos. Eles também confirmaram que iriam aumentar o investimento bilateral.

O premiê japonês afirmou que quer aumentar ainda mais o investimento nos Estados Unidos para o patamar de 1 trilhão de dólares.

Ishiba e Trump reafirmaram o compromisso de cooperar no desenvolvimento dos setores de Inteligência Artificial e semicondutores. Os dois líderes concordaram em fortalecer a segurança energética via aumento das exportações de gás natural liquefeito dos Estados Unidos para o Japão.

Em relação à Coreia do Norte, eles combinaram de trabalhar em conjunto visando a completa desnuclearização do país.

Ishiba comentou ter conquistado forte apoio de Trump por uma solução imediata para a questão dos sequestros de cidadãos japoneses por agentes norte-coreanos.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação   

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *