O governo do Japão decidiu criar uma nova estrutura para fornecer equipamentos de defesa e suprimentos relacionados, com o fim de aprofundar a cooperação de segurança com países que compartilhem os mesmos valores – como o do Estado de Direito.
A criação da estrutura está estipulada na nova estratégia de segurança nacional do Japão, que foi revisada em dezembro do ano passado.
O esquema de assistência oficial para segurança (OSA, na sigla em inglês) será separado do programa de assistência oficial para o desenvolvimento (ODA) oferecido pelo Japão.
O governo destaca o novo programa de assistência oficial para segurança como um pilar-chave entre os esforços para a concretização de um Indo-Pacífico livre e aberto.
Os exércitos de países como Filipinas, Malásia, Bangladesh e Fiji estão entre os candidatos a serem os recebedores iniciais da primeira rodada do programa.
Observadores afirmam que a nova assistência do Japão tem o objetivo de impulsionar a dissuasão regional por meio do apoio de sistemas de defesa de países alinhados estrategicamente, em meio às crescentes atividades hegemônicas da China.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação