Líderes dos setores de defesa de Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul concordaram em intensificar a cooperação. Eles assinaram um memorando para institucionalizar os esforços trilaterais de segurança, como compartilhamento de informações e exercícios conjuntos.
O ministro da Defesa do Japão, Kihara Minoru, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, e o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, conversaram no domingo em território japonês. O país sediou pela primeira vez a reunião tripla.
Kihara declarou que a cooperação trilateral é extremamente importante para a paz e a estabilidade na Península Coreana, no Indo-Pacífico e além, em meio à deterioração do ambiente de segurança.
Segundo o ministro, as negociações teriam coberto tópicos como as relações entre Coreia do Norte e Rússia, os mares da China Oriental e Meridional, e as formas de impulsionar a cooperação trilateral no setor de defesa.
Os líderes da defesa criticaram os lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte e manifestaram receio com a crescente cooperação militar entre Pyongyang e Moscou.
Os líderes confirmaram que realizariam a reunião ministerial trilateral regularmente para desenvolver ainda mais a cooperação e lidar eficazmente com provocações e ameaças.
Após as negociações, os três líderes assinaram um memorando para institucionalizar a cooperação. O documento requer discussões anuais de alto escalão sobre políticas, o compartilhamento de informações em tempo real sobre lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, e a implementação organizada e efetiva de exercícios conjuntos.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação