Cúpula entre Japão, EUA e Coreia do Sul estaria sendo organizada para agosto

Fontes do governo do Japão afirmam que estão em andamento arranjos para que o primeiro-ministro Kishida Fumio participe de uma cúpula, no próximo mês, com os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol.

O encontro seria realizado no retiro presidencial de Camp David, nas proximidades de Washington. O premiê japonês deve visitar os Estados Unidos por três dias, a partir de 18 de agosto. Autoridades japonesas, americanas e sul-coreanas trabalham para finalizar o cronograma.

Embora Kishida, Biden e Yoon tenham realizado conversações trilaterais à margem de conferências internacionais, esta será sua primeira cúpula independente.

Espera-se que os líderes discutam como responder aos repetidos disparos de mísseis balísticos da Coreia do Norte. Prevê-se que eles fortaleçam a cooperação em segurança, incluindo a ativação o quanto antes de um mecanismo de compartilhamento de dados para a troca de informações sobre alerta de mísseis em tempo real entre as autoridades de defesa dos países.

Kishida Fumio, Joe Biden e Yoon Suk-yeol devem ainda discutir a segurança econômica, bem como a “dissuasão estendida” de Washington, que se refere ao seu compromisso de defender seus aliados com armas nucleares e outras capacidades.

Também são esperadas a realização de cúpulas entre o Japão e os Estados Unidos, e entre o Japão e a Coreia do Sul.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *