Petroleiro vinculado a empresa japonesa cruza o Estreito de Ormuz

Um órgão de comunicação estatal do Irã noticiou que um grande petroleiro ligado ao Japão passou pelo Estreito de Ormuz depois de obter permissão de autoridades iranianas.

O órgão noticioso Press TV, que divulga informações em inglês, comunicou terça-feira que havia navegado pelo estreito o navio Idemitsu Maru, com 2 milhões de barris de petróleo.

É um navio-tanque com bandeira panamenha, de propriedade de uma subsidiária da empresa Idemitsu Kosan — uma das maiores distribuidoras de petróleo do Japão.

A carga de petróleo teria sido embarcada na Arábia Saudita no início de março. O petroleiro teria, então, permanecido ancorado ao largo da costa de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e começado a navegar na noite de segunda-feira.

Dados do site de rastreamento de embarcações MarineTraffic mostram que, às 10 horas desta quarta-feira — horário do Japão —, a localização do navio era o Golfo de Omã. O petroleiro estaria navegando rumo a Nagoya, na região central do Japão, com chegada prevista para meados de maio.

Se o petroleiro chegar de fato ao Japão, como programado, será a primeira embarcação operada por uma empresa japonesa a ter transportado a carga ao destino depois de cruzar o Estreito de Ormuz desde o fechamento efetivo da passagem marítima.

Uma fonte relacionada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão declarou à NHK que o governo japonês não pagou nenhuma tarifa de trânsito separada ao Irã.

A Idemitsu Kosan não quis comentar a viagem, alegando razões de segurança.

Fonte: NHK World Japan  

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *