O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repetiu a afirmação de que o Japão testaria a resistência da carroceria de veículos estrangeiros com uma bola de boliche, argumentando que seria um exemplo de barreira não tarifária. Em 2018, uma agência de verificação de fatos considerou sem fundamento a alegação.
Em postagem feita domingo em redes sociais, Trump listou oito tipos do que chamou de “artifícios não tarifários”: manipulação cambial; imposto sobre valor agregado, que funcionaria como tarifa e subsídio a exportações; fixação de preços de produtos de exportação abaixo do custo; incentivos financeiros a exportações e outros subsídios governamentais; normas regulamentadoras de proteção da agropecuária, como a proibição de milho transgênico pela União Europeia; normas técnicas de proteção; produção de imitações, atos de pirataria e roubo de propriedade intelectual em valor anual superior a 1 trilhão de dólares; e transbordo para evitar o pagamento de tarifas aduaneiras.
Ele fez referência ao teste que atribuiu ao Japão como exemplo de normas técnicas de proteção.
Em seu primeiro mandato, em 2018, Trump alegou que, em testes de veículos estrangeiros no Japão, uma bola de boliche é lançada sobre o capô de um carro desde uma altura de 20 pés.
O presidente insistiu que, caso o capô sofra qualquer amassamento, o carro não é aprovado. Classificou de “horrível” a forma como os americanos são tratados.
No dia seguinte, a assessoria de imprensa da Casa Branca declarou que Trump estaria “obviamente brincando”. Na época, uma agência americana de verificação de fatos considerou sem fundamento a alegação.
Agora Trump escreveu que muitos dirigentes de países e executivos de negócios de várias partes do mundo vêm pedindo um alívio em relação a suas tarifas de reciprocidade e outras medidas. Acrescentou que eles “devem corrigir os erros de décadas de abuso”.
Nas negociações comerciais entre o Japão e os Estados Unidos, o representante americano argumenta que regulamentações de segurança veicular do Japão são uma barreira não tarifária capaz de impedir o ingresso de carros dos Estados Unidos no mercado japonês.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação

