Empresa quer estudar viabilidade de instalação provisória de combustível nuclear usado no oeste do Japão

A Companhia de Energia Elétrica de Chugoku pediu a uma cidade da província de Yamaguchi, no oeste do Japão, permissão para realizar uma pesquisa sobre a viabilidade de construir uma instalação provisória de armazenamento de combustível nuclear usado no local.

Barras de combustível usado estão enchendo tanques de usinas nucleares em todo o Japão, devido, principalmente, ao atraso na construção de uma instalação de reprocessamento de combustível nuclear na província de Aomori, no norte do Japão. Empresas regionais de energia estão encontrando dificuldade para garantir locais provisórios de armazenamento.

Na quarta-feira, funcionários de alto escalão da Companhia de Energia Elétrica de Chugoku visitaram a cidade de Kaminoseki e se encontraram com o prefeito Nishi Tetsuo para explicar o plano.

A operadora está construindo uma nova usina nuclear na cidade. Segundo autoridades municipais, a Companhia de Energia Elétrica de Chugoku teria dito que a pesquisa será conduzida em conjunto com a Companhia de Energia Elétrica de Kansai.

Esta, por sua vez, diz que 82% de seus tanques de combustível usado estão cheios. A província de Fukui, que abriga várias usinas nucleares, pediu à operadora que transporte o combustível usado para fora da província.

O prefeito de Kaminoseki disse que vai solicitar à assembleia municipal uma solução sobre o assunto.

Enquanto isso, manifestantes que se opõem à construção de uma usina nuclear na região se reuniram em frente à prefeitura na manhã de quarta-feira. Eles tentaram impedir que funcionários da Companhia de Energia Elétrica de Chugoku entrassem no prédio. Policiais foram enviados ao local.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *