O Banco do Japão vai realizar uma reunião regular de política monetária esta semana para decidir sobre as taxas de juros. Porém, não há nada regular no desafio que os formuladores de políticas enfrentam ao tentar avaliar como as novas tarifas de importação dos EUA irão afetar as empresas e a economia em geral.
Os membros do conselho do banco vão se reunir por dois dias a partir de quarta-feira para discutir as perspectivas da economia e dos preços para o atual e o próximo ano fiscal.
Em janeiro, a previsão média do banco central para o crescimento econômico era de 1,1% para o ano fiscal de 2025 e 1% para o ano fiscal de 2026.
A perspectiva média da inflação ao consumidor foi de 2,4% e 2% para os mesmos dois anos.
No entanto, a maioria dos formuladores de políticas agora acredita que as tarifas introduzidas este ano pelo presidente Donald Trump diminuirão as exportações e reduzirão o investimento de capital. A expectativa é de que isso leve a projeções mais baixas para o crescimento tanto da economia quanto dos preços.
Considerando as incertezas, a maioria dos analistas espera que o Banco do Japão mantenha sua taxa de juros inalterada esta semana.
O presidente Ueda Kazuo afirmou, na semana passada, que o banco continuará monitorando cuidadosamente os dados econômicos e de preços em relação à política de taxas de juros.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação

