O Japão e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) devem concordar em fortalecer a cooperação em segurança durante sua reunião de cúpula especial neste fim de semana, tendo em vista o aumento das atividades marítimas da China.
A NHK obteve documentos preliminares destinados ao encontro de três dias que começa no sábado, em Tóquio. Ele foi organizado para marcar os 50 anos de amizade e cooperação entre o Japão e a Asean.
Um esboço de declaração descrevendo a visão conjunta dos líderes consiste em três pilares, incluindo a promoção de intercâmbios entre gerações.
A respeito da paz e estabilidade, o documento pede “o fortalecimento da cooperação em segurança, incluindo a segurança marítima”. Trata-se, aparentemente, de uma resposta à intensificação das atividades da China no Mar da China Meridional, partes do qual estão sujeitas a reivindicações territoriais conflitantes.
O esboço de um plano de implementação exige uma cooperação mais veemente visando o desenvolvimento de capacidades marítimas. Segundo o documento, conflitos devem ser resolvidos por “meios pacíficos, sem recorrer à ameaça ou ao uso da força, de acordo com os princípios universalmente reconhecidos do direito internacional”.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação

