O Ministério da Defesa do Japão afirmou que aeronaves foram avistadas decolando e pousando em um porta-aviões da China no Oceano Pacífico, nas proximidades da província de Okinawa, no sul do país.
Esta é a segunda vez que funcionários da pasta avistaram o porta-aviões Shandong navegando no Pacífico.
Segundo as autoridades, seis embarcações chinesas, incluindo o Shandong, foram avistadas no Pacífico, a cerca de 650 quilômetros ao sul da Ilha Miyakojima, em Okinawa. As autoridades também avistaram caças e helicópteros decolando e pousando no porta-aviões, na quarta-feira.
Elas dizem que as aeronaves não penetraram no espaço aéreo japonês, e que o Japão também não destacou caças da Força Aérea de Autodefesa em resposta.
O Shandong é o primeiro porta-aviões construído na China e está em operação desde dezembro de 2019. Foi confirmado que ele navegou no Pacífico pela primeira vez em abril deste ano.
A passagem do porta-aviões ocorre depois de o Ministério da Defesa de Taiwan ter informado, na quarta-feira, que caças chineses realizaram um treinamento marítimo e aéreo com o Shandong no mesmo dia.
De acordo com o Ministério da Defesa do Japão, a China está tentando melhorar as capacidades operacionais do porta-aviões. As autoridades de defesa monitoram a situação de perto.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação

