O chefe de um grupo japonês formado por familiares, cujos parentes foram sequestrados pela Coreia do Norte, pediu ao novo governo que trabalhe pelo retorno dos cidadãos sequestrados.
O líder do grupo, Yokota Takuya, falou com a NHK após a nomeação de Ishiba Shigeru como o novo primeiro-ministro do Japão.
Yokota disse que Ishiba é o décimo-terceiro premiê do Japão desde que o grupo foi estabelecido, em 1997.
Ele disse que, até agora, os membros do grupo têm pedido a muitos líderes que trouxessem os sequestrados de volta, mas apenas cinco retornaram ao Japão.
Segundo Yokota, eles esperam que o novo governo mantenha a política de buscar o retorno imediato de todos os sequestrados ao mesmo tempo.
Ele também disse que espera fortemente que os pais possam ver seus filhos sequestrados novamente.
O líder do grupo é irmão mais novo de Yokota Megumi, que foi sequestrada em 1977, quando tinha 13 anos de idade.
O governo japonês diz que, no mínimo, 17 de seus cidadãos foram sequestrados por agentes norte-coreanos nas décadas de 1970 e 80. Cinco retornaram ao Japão após uma cúpula bilateral realizada em Pyongyang em setembro de 2002, contudo os outros doze continuam desaparecidos.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação

