Autoridades meteorológicas do Japão advertem que o tufão Hinnamnor pode atingir as ilhas situadas no sudoeste do país na quarta-feira, com força suficiente para destruir casas.
Segundo a Agência de Meteorologia, o tufão muito poderoso avançava na direção oeste sobre as águas ao sul do Japão a uma velocidade de 35 quilômetros por hora, às 9h de terça-feira.
O tufão deve continuar a se desenvolver e se aproximar da província de Okinawa e da região de Amami, na província de Kagoshima, até quarta-feira. Suas rajadas podem ser fortes o suficiente para derrubar casas na região de Daitojima, em Okinawa.
Há previsão de rajadas de até 180 quilômetros por hora e velocidades de vento instantâneo de 252 quilômetros por hora na região de Okinawa na quarta-feira.
Mares muito agitados são esperados nesse dia, com ondas atingindo nove metros de altura na região de Okinawa e seis metros na região de Amami.
Nuvens de chuva desenvolvidas nas proximidades do tufão devem ocasionar chuvas torrenciais na região de Daitojima na quarta-feira. Estão previstas entre 100 e 200 milímetros de chuva nas 24 horas até o meio-dia de quinta-feira.
As autoridades advertem para a ocorrência de ventos violentos, ondas altas, deslizamentos de lama, inundações em áreas baixas e rios inchados.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação