O premiê japonês, Kishida Fumio, planeja definir um maior impulso para o crescimento na África durante uma conferência internacional encabeçada por Tóquio e programada para o final deste mês.
Kishida vai participar da 8ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano, que será realizada nos dias 27 e 28 de agosto na Tunísia. O chanceler Hayashi Yoshimasa também vai participar.
Os planos do premiê aparentam ter em mente a China. Pequim vem nos últimos anos aumentando sua influência na África. Kishida provavelmente vai anunciar uma ação de investimento de setor público e privado para a promoção de energia renovável. Acredita-se que o Japão também vai oferecer assistência oficial de desenvolvimento para promover o desenvolvimento de recursos humanos para a agricultura e outras indústrias. Também deve ser fornecido apoio para lidar com questões de saúde, como doenças infecciosas.
Participantes da conferência devem debater formas de impulsionar a capacidade da agricultura africana em meio à crise global de alimentos.
Os emissários devem concluir a conferência com uma declaração.
Posteriormente, Kishida vai visitar o Catar e os Emirados Árabes Unidos. Ele deve pedir por uma maior produção de petróleo para ajudar no controle da disparada dos preços da energia.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação