O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, anunciou oficialmente nesta quarta-feira (10) a composição de seu novo gabinete. Ele espera que a reforma ministerial o ajude a enfrentar desafios internos, incluindo a Covid-19 e o aumento dos preços, bem como externos, como as tensões acerca da Ucrânia e de Taiwan.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Hayashi Yoshimasa, o ministro das Finanças, Suzuki Shunichi, e outros três membros do atual gabinete continuarão à frente de suas respectivas pastas.
Os novos arranjos também incluem a nomeação de cinco ex-ministros, como Kato Katsunobu, que assumirá pela terceira vez o posto de ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social, e Hamada Yasukazu, que retorna para a pasta da Defesa. Os outros nove ministros ocuparão cargos no gabinete pela primeira vez.
Ainda na manhã do mesmo dia, Kishida anunciou a nova liderança do principal partido da coalizão governista. Aso Taro continua na vice-presidência do Partido Liberal Democrático e Motegi Toshimitsu mantém o cargo de secretário-geral.
Hagiuda Koichi, ministro da Economia, Comércio e Indústria, foi nomeado presidente do Conselho de Pesquisa sobre Políticas.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação