Premiê do Japão diz que orçamento de defesa do país deve aumentar para 2% do PIB no ano fiscal de 2027

O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, instruiu ministros a elevarem o orçamento anual de defesa, além de outros orçamentos relacionados, para 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano fiscal de 2027.

Na noite de segunda-feira, Kishida se reuniu com os ministros da Defesa, Hamada Yasukazu, e das Finanças, Suzuki Shunichi. O premiê disse a eles que vai decidir como assegurar um aumento nos gastos com defesa após revisar receitas e despesas até o final do ano. Ele instou Hamada e Suzuki a discutirem o assunto com os partidos da coalizão governista.

O governo considera, agora, delinear o próximo programa de defesa a médio prazo e o seu orçamento para o período de cinco anos que se iniciará no ano fiscal de 2023.

Kishida Fumio declarou que um orçamento grande o suficiente para financiar uma reformulação das capacidades de defesa do Japão deveria ser assegurado rapidamente. Ele instruiu ainda os ministros a evitarem dar a desculpa de que não há fontes de receita para financiar tais programas.

Na terça-feira, o ministro das Finanças declarou à imprensa que espera assegurar uma fonte estável de receita em vez de depender da emissão de títulos. Suzuki Shunichi deu a entender que o aumento de impostos pode ser uma opção, além de esforços para a revisão de outros gastos.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *