Os partidos governistas e de oposição do Japão concordaram em realizar uma reunião na quinta-feira (8) para discutir sobre o funeral de Estado do ex-primeiro-ministro Abe Shinzo.
Abe foi morto por um tiro fatal durante um discurso de campanha eleitoral em julho. Seu funeral está programado para o dia 27 de setembro em Tóquio. O governo vai arcar com todas as despesas, que são estimadas em cerca de 11,5 milhões de dólares.
Dirigentes dos comitês diretivos da Câmara Baixa se encontraram na quarta-feira (7) e concordaram em realizar a reunião fora da sessão do Parlamento na quinta-feira à tarde. Uma sessão de perguntas e respostas está programada para depois das explicações feitas pelo primeiro-ministro Kishida Fumio e pelo secretário-chefe do Gabinete, Matsuno Hirokazu.
O parlamentar do Partido Democrático Constitucional, Ryu Hirofumi, principal membro da oposição do comitê diretivo, disse a repórteres que o funeral de Estado ainda tem de ganhar a compreensão do público. Expressando preocupação de que os custos totais do funeral venham a crescer, disse que espera discutir em pleno sobre o assunto na reunião a ser realizada.
Uma reunião similar deve ser feita na Câmara Alta após o encontro da quinta-feira.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação