Esta quinta-feira, 29 de setembro, marca o 50º aniversário da normalização dos laços diplomáticos entre o Japão e a China. No entanto, o clima não é de comemoração devido à tensão dos laços.
Em agosto, o presidente chinês, Xi Jinping, enviou, uma mensagem ao primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, desejando melhoras em sua recuperação da Covid-19. Xi disse que, como este ano marca meio século da normalização dos laços, está pronto para trabalhar com Kishida visando construir uma relação que responda às necessidades de uma nova era.
Diversos eventos em comemoração à data têm sido realizados na China este ano. Contudo, o clima é mais discreto do que festivo por causa das tensões envolvendo as Ilhas Senkaku e Taiwan.
O Japão controla as Ilhas Senkaku. China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês sustenta que não há questão de soberania a ser resolvida em relação às ilhas.
As viagens entre o Japão e a China também têm se mantido em níveis baixos devido à pandemia de coronavírus.
Yang Bojiang, chefe do Instituto de Estudos Japoneses da Academia Chinesa de Ciências Sociais, afirmou que as futuras relações bilaterais são muito importantes, sejam elas intercâmbios público-privados ou diálogos estratégicos entre governos. O instituto exerce alguma influência sobre o governo da China no que diz respeito a políticas em relação ao Japão.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação