O ministro da Indústria do Japão, Nishimura Yasutoshi, afirmou que pretende fazer todo o possível para garantir que o país tenha um suprimento energético estável.
Nishimura conversou com a imprensa, na terça-feira, após o primeiro-ministro Kishida Fumio e ministros concernentes terem se reunido para discutir a invasão da Ucrânia pela Rússia.
O ministro disse ter informado a respeito da situação nas Sacalinas e que Kishida o instruiu para que se esforçasse ao máximo para garantir um suprimento energético estável.
Nishimura Yasutoshi mencionou que duas grandes tradings japonesas poderiam assinar contratos com uma recém-fundada companhia russa que vai assumir o projeto de gás e petróleo Sakhalin-2.
Ele disse que os russos pedem às tradings japonesas que respondam até o dia 4 de setembro. Segundo o ministro, o governo vai se comunicar firmemente com as tradings.
Nishimura afirmou que planeja buscar opções, o que inclui a energia nuclear e fontes renováveis, além da energia térmica para assegurar quantidade suficiente de energia, pois o suprimento pode ser insuficiente com a chegada do inverno.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação