A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, se reuniu na sexta-feira com o primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, em Tóquio. O principal tema das discussões foi a intensificação da tensão entre a China e os Estados Unidos.
Pelosi e Kishida posaram para a imprensa no escritório do premiê, onde discutiram a situação de Taiwan. Eles conversaram também sobre a capacidade de dissuasão compartilhada de seus países e o compromisso de garantir um Indo-Pacífico livre e aberto.
Kishida afirmou: “Confirmamos que o Japão e os Estados Unidos vão continuar a trabalhar juntos para manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan.”
Esta semana, Pelosi visitou Taiwan, na primeira visita de um presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em 25 anos. Ela se reuniu com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, na quarta-feira. A viagem desencadeou fúria da China, que diz que a ilha é parte inerente de seu território.
Na sexta-feira, Pelosi realizou uma entrevista coletiva na embaixada americana em Tóquio.
Ela afirmou que sua viagem não envolvia mudança no status quo em Taiwan ou na região.
E acrescentou: “Eles não vão isolar Taiwan, nos impedindo de visitar a ilha. Já houve viagens por membros de alto escalão, senadores na primavera, visitas contínuas, independentemente de partidos, e não permitiremos que eles isolem Taiwan. Eles não estão programando nosso cronograma de viagem.”
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação