O secretário-chefe de Gabinete do Japão, Matsuno Hirokazu, reagiu veementemente à medida unilateral da Rússia de cancelar acordos bilaterais sobre quatro ilhas sob controle do lado russo.
A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês afirma que as ilhas foram ocupadas ilegalmente depois da Segunda Guerra Mundial.
Na segunda-feira, Moscou anunciou o cancelamento dos acordos que permitem que ex-moradores japoneses possam viajar até as ilhas sem a necessidade de visto.
O principal porta-voz do governo japonês declarou a repórteres, na terça-feira, que a medida russa é extremamente injusta e inaceitável. Matsuno afirmou que o Japão fez um protesto junto à Rússia, apesar de não receber nenhum comunicado de Moscou.
Matsuno Hirokazu disse ainda que a Rússia é responsável pelo atual estado das relações nipo-russas, o que impossibilita realizar intercâmbios entre os ex-moradores japoneses e os atuais moradores russos das quatro ilhas. Ele declarou que o governo japonês ainda quer fazer todo o possível para facilitar as visitas de antigos moradores japoneses, que estão envelhecendo.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação