Funeral de Estado para ex-primeiro-ministro Abe Shinzo é realizado em Tóquio

Muitas pessoas prestaram suas últimas homenagens ao ex-primeiro-ministro japonês que ocupou o cargo pelo tempo mais longo da história, durante um funeral de Estado realizado na terça-feira. Abe Shinzo foi baleado e morto durante um comício realizado em julho.

Mais de 4.000 pessoas reuniram-se na Nippon Budokan, uma arena situada na região central de Tóquio. Participaram do evento o primeiro-ministro Kishida Fumio, juntamente com os chefes das Câmaras Alta e Baixa do Parlamento e o juíz presidente do Supremo Tribunal do Japão. O ex-primeiro-ministro Suga Yoshihide discursou em nome dos amigos de Abe.

O funeral de Estado para Shinzo Abe é o segundo realizado para um ex-primeiro-ministro do Japão. O primeiro foi para Yoshida Shigeru, há 55 anos.

Membros do público deixaram flores do lado de fora do local para expressar seu respeito. Em escritórios do governo em todo o Japão, as bandeiras foram hasteadas a meio mastro.

Contudo, esta terça-feira de luto está sendo também um dia de protestos. Pessoas que são contra o funeral de Estado dizem que o governo e os contribuintes do Japão não deveriam pagar pelos custos totais do evento. Outros questionam o motivo da homenagem, já que apenas um outro ex-primeiro-ministro recebeu um funeral de Estado desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Segundo uma pesquisa de opinião realizada pela NHK neste mês, mais da metade dos entrevistados não concorda com a realização do evento. Setenta e dois por cento disseram que o governo não havia explicado de forma convincente por que foi necessário realizar um funeral de Estado para Abe Shinzo.

Fonte: NHK World Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *