Rubro-Negro vai para sua quarta decisão da maior competição do continente americano, enquanto o Furacão aparece pela segunda
O Flamengo buscará no sábado (29) o seu terceiro título da Libertadores, a maior competição do continente sul-americano. Caso chegue lá, a equipe se tornará a maior vencedora entre os brasileiros, junto de Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Santos, todos com três conquistas.
Além disso, demonstraria um grande aproveitamento de 75% em finais, uma vez que esta é a quarta do time carioca, a terceira em quatro anos.
Em 1981, no clássico time que tinha Zico, Nunes, Andrade, Adílio, Júnior, entre outros, o Fla bateu o Cobreloa (Chile) na final. Na ida, 2 a 1 para os cariocas, no Maracanã, enquanto que, na volta, o time chileno, jogando em casa, fez 1 a 0. A disputa então foi para o jogo de desempate, no estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai), e Zico brilhou, marcando dois gols e dando a vitória por 2 a 0 e o título ao Fla, que viria a ser campeão do mundo posteriormente.
Já a segunda final também foi bastante disputada e emocionante. O Flamengo perdia para o River Plate (Argentina) por 1 a 0, em Lima (Peru), até os acréscimos do segundo tempo, quando Gabi apareceu para marcar os dois gols da virada que deram o título à equipe.
Porém, na última, não deu para o Fla. Contra o Palmeiras, no Centenário, mesmo palco de 1981, o Rubro-Negro acabou derrotado por 2 a 1, com gol de Deyverson na prorrogação.
Já o Athletico Paranaense, rival do Flamengo, chega à sua segunda final. Em 2005, o time encarou o São Paulo na decisão e foi derrotado, com empate em 1 a 1 no Beira Rio, em Porto Alegre (RS), e derrota por 4 a 0 no Morumbi, na capital paulista.
O jogo que definirá o campeão de 2022 será disputado em Guayaquil (Equador), onde as duas equipes estão desde quarta-feira (26). O palco será o estádio Monumental Isidro Romero Carbo, do Barcelona, e o início está previsto para as 17h (de Brasília).
Fonte: R7
Foto: Divulgação